Qual a melhor resolução para escolher em seu televisor?

Por: MARLUCI DRUM

Existe alguma diferença entre 1080p e 1080i , fique ligado e entenda mais sobre esse assunto.

Muito se faça sobre as resoluções opcionais que temos de escolher ao configurar uma Televisão , existe um duvida tremenda entre as pessoas ao ver as resoluções 1080p e 1080i . Nesse post você irá saber qual a melhor resolução escolher para poder assistir seus filmes com mais nitidez .

Vamos fazer um comparativo entre 1080p e 1080i , dessa forma nosso testo irá ficar mais explicativo e entendedor.

Os seguimentos 1080p e 1080i sevem para desenhar a imagem na tela de um monitor de TV. O que torna diferente uma da outra é o formato de leitura na qual , temos uma fazendo a leitura progressiva e outra entrelaçada . Analise a GIF abaixo:

Qual é a diferença entre 1080p e 1080i?


1080p

A opção com “p” – de scan progressive (varredura progressiva) e não referente a pixels como muitos pensam – formula a imagem com uma linha na sequência da outra. Em 1080p, cada quadro do vídeo é enviado ou exibido progressivamente. Isto significa que ambos os campos pares e ímpares (todas as 1.080 linhas de pixels) que compõem o quadro completo são exibidos juntos. Isso resulta em uma imagem mais suave ao olhar, com menos artefatos de movimento e bordas irregulares. No fim, o que você acaba vendo parece mais nítido e definido do que 1080i, especialmente durante cenas com movimento muito rápido.

Qual é a diferença entre 1080p e 1080i?

1080i

Já no formato com “i” – de interlaced (entrelaçado) – parte da imagem é exibida por meio de campos que contêm metade da linha de um frame. Dessa forma a tela é dividida em duas partes compostas de 540 linhas de pixels que são atualizadas de maneira alternada: primeiro reproduz as pares e depois as ímpares. Juntos, os dois campos criam um quadro completo, composto das 1.080 linhas,  sempre apresentando 30 quadros por segundo. Atualmente os televisores de alta definição conseguem converter o sinal entrelaçado para o formato progressivo e para as que não têm essa função é possível acoplar um processador para que seja feita a convergência da configuração.

Veja Também :

Qual é a diferença entre 1080p e 1080i?

Na prática, é possível perceber quando cada resolução é usada?

Se você estiver assistindo, de forma muito atenta, a um evento esportivo onde os movimentos, normalmente são muito rápidos, é possível que perceba um leve borrão na troca da cena, mas isso é quase imperceptível. Outra possibilidade é mediante uma TV maior, assim talvez consiga notar a diferença entre 1080i e 1080p. A maioria dos consumidores realmente não veem uma diferença significativa até, pelo menos, uma tela de 42 polegadas, se não maior. Essa dificuldade na percepção se dá porque a formulação da imagem é tão rápida que nosso olho visualiza somente ela já pronta e não o processo das partes se unindo. Bem melhor assim, né. Já pensou que chato ou que irritante seria ver toda a composição da cena?

Qual é a diferença entre 1080p e 1080i?

Qual resolução é melhor?

Tanto 1080p quanto 1080i apresentam a mesma resolução: 1920 x 1080. No entanto, o formato 1080p é considerado melhor por apresentar maior nitidez na formação da imagem. Claro que isso pode mudar em um curto espaço de tempo devido aos avanços que, felizmente, aperfeiçoam as tecnologias e, por consequência, melhoram as nossas rotinas. 

Compartilhe esse post com seus amigos e nas redes sociais , volte sempre ao Clube dos Receptores.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.